Sobre os Porquinhos da India

-O porquinho da india pertence a especie Cavia Porcellus e é encontrado em toda a América do Sul onde, afirmam, ser seu continente de origem.
-Na natureza vive em grupos e alimenta-se de gramíneas sendo estas fundamentais para sua alimentação porque como os seres humanos eles não conseguem sintetizar em seu próprio organismo a vitamina C.
-Estes pequenos animais são companheiros dos homens há vários séculos. Os primeiros relatos da sua existência data do Império Inca onde varias múmias destes animais foram encontrados nas tumbas do Peru.
-Estes animais ainda s
ão servidos como alimento no Peru, e em outros paises da America do Sul. No passado eram consumidos por serem uma rica fonte de proteína e em sacrifícios religiosos.
-A origem de seu nome data das Grandes Navegações, quando os europeus passaram por este continente acreditando ser as Indias.
Desde o século XIX estes roedores vem sendo utilizados em estudos experimentais de laboratório, por isso são também conhecidos pelo nome de cobaias, termo que, por vezes, também é utilizado para designar os hamsters.

quarta-feira, junho 23, 2010

Melhoras Hyde!

Quando chego do servico, todos os porquinhos de casa choram pedindo comida, mas ontem todos choraram como de habito menos Hyde. Tbm quando fui limpar a gaiola dele estava limpa demais. E a racao, mato e agua intocados. Falta de fome dele eh mal sinal porque ele sempre come bem ate demais. Examinando a barriga de Hyde, percebia-se pequenas pelotas na regiao acima dos genitais. Empurrando uma dessas bolotas notei q era possivel remove-las pela via urinaria. E se tratava de um caroco de pelo endurecida que deve ter acumulado na uretra e impedia a saida do xixi. Retirando essa pelota, ele conseguiu urinar duas vezes, mas ainda parecia abatido e nao se movia, ficava so dentro da casinha.
Hoje levei Hyde ao veterinario de pequenos animais e o medico fez um ultrassom nele, disse que nao tinha nada mais visivel na regiao da bexiga e aplicou soro no corpo do Hyde pra ver se ele urina.
Hyde esta em observacao. Ja voltou a comer. Vamos ver se ele fica bom logo, e volta ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário